sábado, 22 de maio de 2010

As 20 maiores descobertas do Hubble

(Clique para ampliar)

Em primeiro lugar fica a mais profunda imagem do universo já registrada mostrando galáxias primitivas.



Em segundo lugar ficamos com a mais remota galáxia conhecida, cuja distância precisa foi medida pelo Hubble.


Hubble dá o maior passo para descobrir a idade exata do universo, em terceiro lugar.


Quarto lugar: instrumento registra assinatura de buraco negro.




Em quinto lugar, dados oferecem novas pistas e enigmas sobre a possibilidade de raios gama explodirem galáxias.



Estrelas embrionárias surgem de "ovos" interestelares, ficando com o sexto lugar.



Em sétimo lugar, Hubble confirma a abundância de discos protoplanetários em torno de estrelas recém-nascidas.



Em oitavo lugar, a morte de estrelas cria "escultura" de gás e poeira.



Com o nono lugar, Hubble encontra um misterioso anel em torno de estrela supernova.





Em décimo lugar, o impacto de parte do meteoro Shoemaker-Levy em Júpiter.



O equipamento mede a atmosfera em torno de outro mundo, em décimo primeiro lugar.



Em décimo segundo, o telescópio observa um planeta orbitando outra estrela - no caso, a Fomalhaut.



Novas pistas sobre a natureza da energia escura, em décimo terceiro lugar.



Mosaico gigante da nebulosa de Caranguejo, décimo quarto lugar.



Décimo quinto lugar, o Hubble pesquisa a "casa" dos quasares.



Em décimo sexto lugar, a mais profunda imagem da produção de jovens estrelas na galáxia de Andrômeda.



O telescópio mapeia em 3D a matéria negra, em décimo sétimo lugar.



Hubble capta uma cortina de gás incandescente em torno do pólo norte de Júpiter, em décimo oitavo lugar.



Duas novas luas são registradas na órbita de Plutão, em décimo nono lugar.



Em último lugar, a descoberta de Quaoar, em 2002. O "mundo gelado", como foi chamado pela Nasa, fica no cinturão de Kuiper.



Parabéns Hubble, 20 anos de descobertas!



sexta-feira, 21 de maio de 2010

Aquecimento Global

Hoje em dia o aquecimento global têm se tornado um assunto polêmico. Há duvidosas razões para ficar entre essa teoria e o céticos do clima. Argumentando que o aquecimento global foi criado para termos financeiros, alguns cientistas acham que é um processo normal da Terra, que atualmente passa por um resfriamento, e que depois a Terra irá aquecer novamente. Juntando uma coisa com a outra: se a Terra já passou por esses processos, por qual o motivo ela não está hoje devastada? Por qual motivo nos últimos tempos tivemos abalos sísmicos que nunca tivemos antes, problemas ambientais jamais vistos? Por que existe uma certa lógica que as provocações esquentam a Terra e é por isso que temos tantos problemas ambientais a resolver?


O "efeito estufa" nada mais é quando a radiação solar refletida pela litosfera é captada por certos gases na atmosfera. Com esse processo, a temperatura do planeta aumenta, sem falar que aumenta mais ainda se a quantidade de certos gases forem maiores, dificultando na emissão dos gases no espaço. Os gases estufas presentes na atmosfera são dióxido de carbono, óxido nitroso, metano e clorofluorcarboneto. É óbvio que esses gases em quantidade moderada ajudam numa temperatura ideal para a Terra. Mas acontece que estão em quantidade maiores. Os gases estufas aumentam pela ação antropogênica. Atualmente a camada da atmosfera está mais espessa pela grande quantidade desses gases, isso resulta na alta temperatura que a Terra vem recebendo nos últimos tempos. Isso é denominado Aquecimento Global. O que tem agravado a situação são a grande queima de combustíveis fósseis, redução da vegetação/desmatamento, erupções vulcânicas e etc. Tudo isso causa os confrontos que temos hoje, como por exemplo 40 graus centígrados de calor na Europa, grande número de ciclones, furacões, derretimento das geleiras aumentando o nível dos oceanos inundando cidades litorâneas, terremotos com elevados graus na escala Richter atingindo até países protegidos por placas tectônicas, curta duração de invernos, verões intensos, altas temperaturas eliminando várias espécies de animais e vegetais, enchentes, secas, tudo ao extremo a cada ano que passa. 


A tendência é piorar se a tecnologia não for usada a favor do meio ambiente, e a conscientização seja impossível. As espécies de animais e vegetais, algumas cidades litorâneas, países abertos a terremotos, as geleiras, não voltarão depois de destruídas. Dificilmente isso seria um processo natural e repetitivo. 


A ação antrópica tem um poder enorme. A natureza resolveu nos responder. É algo que está agravando, e é por isso que está repercutindo, pois o planeta percebe a diferença. 

Um pouso na lua

 A China pretende fazer um pouso na Lua em 2013 com a nave "Chang'e-3", primeiro aparelho do programa aeroespacial chinês, do terceiro módulo lunar. "Nesta quarta que a "Chang'e-3" - que leva o nome de uma deusa lendária chinesa - irá fazer uma alunissagem controlada sem tripulação e liberará um veículo motorizado que percorrerá a superfície lunar" afirma a agência Xinhua.

Ye Peijian, o projeitista-chefe, afirma que a missão está fazendo "bons progressos".  Antes do lançamento de "Chang'e-3", a China pretende enviar uma outra sonda, a "Chang'e-2" com objetivo de estudar as condições da Lua, que trará fotos de alta resolução do lugar onde a nave "Chang'e-3" pousaria, previsto para outubro de 2010.

O programa espacial chinês se desenvolve em duas ramificações. Uma cuida de missões tripuladas para o estabelecimento de uma estação espacial, e a outra, do estudo da Lua.

Terremoto no Chile modifica eixo de rotação

O grande abalo sísmico ocorrido sábado no litoral chileno, encurta levemente os dias da Terra segundo uma das cientistas da NASA. Pelos cálculos de Richard Gross, do Jet Propulsion Laboratory da Nasa o eixo do planeta desviou cerca de 8 centímetros durante o terremoto de magnitude 8,8. 


O terremoto modificou o tempo de rotação da Terra, que de 24 horas diminuiu 1,26 microssegundo. Um microssegundo representa um milionésimo de segundo, uma diferença muito pequena, podemos dizer que o tempo de rotação da Terra arredonda-se em 24 horas. 


Tudo isso causado porque a falha que estava na origem do abalo sísmico do Chile "tem um ângulo de penetração na litosfera mais forte do que a responsável pelo sismo de Sumatra em 2004" segundo um dos cientistas da NASA, ou seja, maior a possibilidade de deslocar verticalmente a massa terrestre e a modificar seu eixo. 

Enfim, estudando o Sol

A NASA só agora decidiu enviar uma sonda para o espaço para estudar o sol com objetivo de compreender o impacto da estrela sobre a Terra, pois uma Estrela-Mãe muito ativa pode aquecer demais as camadas mais altas da atmosfera prejudicando as órbitas dos satélites artificiais como também encurtá-las, impedir missões espaciais e diferenciar muito a forma da Terra consumir energia. Todos esses problemas foram notados a não muito tempo, sabendo que durante ciclos recentes de manchas solares, a irradiação solar tem variado cerca de 0,1%.

Declara uma das cientistas da NASA que essa missão que dura 5 anos vai revolucionar a nossa visão do sol, antecipar o futuro e fazer a população entender como a atividade solar afeta o planeta.

Uma pergunta que várias pessoas fizeram: será que a sonda vai resistir ao calor intenso do Sol? Respondendo: com toda a certeza, a sonda Ulysses estava até congelando quando estava na mesma missão com outro objetivo, pois as sondas não orbitam perto, é mais ou menos como se fosse Júpter orbitando no sol.

Calma, não são árvores

A sonda MRO da NASA que orbita em Marte, capturou imagens do que pareciam ser árvores nas dunas marcianas. Essa idéia deixou os cientistas surpresos, mas tudo não passou de uma ilusão de ótica. Segundo a NASA, as dunas, os riachos de gelo e os afloramentos se estendem em média de 62 milhões de quilômetros. Durante a estação do inverno, as dunas ficam cobertas por uma fina camada de gelo junto de dióxido de carbono. E durante o verão, essa camada evapora, dando existência a esse material escuro que foi confundido com árvores.

A imagem foi capturada pela câmera HiRISE do telescópio espacial Mars Reconnaissance Orbiter, que orbita no planeta desde 2006, com o objetivo de estudar o tempo de permanência da água no planeta.

Importância das supernovas

Todo mundo sabe que supernovas são os fragmentos de uma explosão estrelar, formando milhares de elementos brilhosos. Porém a importância dessas explosões poucas pessoas sabem, e é justamente a parte mais curiosa das supernovas. As supernovas emitem uma luz sem tamanho, e ao redor dessa luz que a explosão causa, surge uma outra luz mais forte que a normal. Normalmente essa segunda luz que fica ao redor da supernova, ela se distancia e se expande pelo espaço. Isso significa que, a supernova já tem uma alta iluminação, e a luz que fica ao redor dela tem um brilho maior ainda, e além disso se expande pelo Universo, então quer dizer que esses fragmentos espalhados iluminam os astros que estiverem por perto, sejam eles até os menos iluminados, longe de sua Estrela Mãe. 

Concluindo então, que as supernovas são essenciais para a observação de outros astros que ficariam quase impossíveis de se ver com sua normal iluminação. 

(Para quem quiser conferir algumas imagens de supernovas, pesquise fotos de Nebulosa Trifid, Tempestade Perfeita, Nebulosa América do Norte, Nebulosa do Cone, Nebulosa Ampulheta, Nebulosa Ômega...)

Na foto do post, SN2006gy (pertinho da Terra).

O universo é finito?


Cientistas ainda tentam descobrir qual das mais famosas teorias da forma do Universo tem possibilidade de ser real. Começando pela teoria mais aceita atualmente: Universo aberto. Essa teoria abrange que após o Big Bang o Universo inicia sua expansão, depois prossegue sua expansão de modo contínuo até que em determinado ponto ela para de se expandir. 

Universo plano: a expansão começa, continua constante de velocidade lenta a ponto da gravidade não ser suficiente para provocar uma frenagem total. O Universo se expande infinitamente. 

Universo Fechado: começa a expansão até que a gravidade possa freá-la, a contraindo até chegar ao Big Crunch, o colapso total em um ponto minúsculo, denso e infinitamente quente (semelhante a ovo cósmico). 

Universos Reciclados: seria vários universos conectados por buracos negros (foto) supermassivos, possíveis aos efeitos antigravitacionais. Universo > Buraco Negro > Ponto de Inflexão > novo Universo. Essa teoria é a menos aceita. 

Universo Bebê: Haveria mais de um Universo, e ao fim de um, comecaria outro. O fim de cada Universo seria o Big Crunch. O processo seria repetido infinitamente, caso houvesse um número infinito de Universos.

Entendendo Big Bang e Inflação Cósmica


Ainda foge à total certeza da Ciência como começou a existir o Universo. Vamos analisar teoria de maior possibilidade: o Big Bang. Essa teoria sustenta que o Universo surgiu de algo denso, quente e limitado: o ovo cósmico (comprimido em tamanho menor do que o núcleo de um átomo). Logo então, nos primeiros momentos de existência do nosso Universo, o primeiro acontecimento é a superforça. Após, essa superforça se separa em: gravidade, nuclear forte, nuclear fraca e força eletromagnética. O cosmo se expande violentamente. Logo depois o Universo tem sua primeira temperatura, que é um resfriamento geral. Neste momento, o Universo está totalmente escuro em meio a um emaranhado de partículas. Após, o Universo tem seu primeiro segundo de existência: os neutrinos compõem uma maior porção da parte escura. No quinto segundo de existência, os elétrons formam os átomos. No terceiro minuto, surgem os átomos mais leves que são hidrogênio e hélio. Cerca de 380 mil anos os fótons viajam pelo espaço. Em 500 milhões de anos, as galáxias vão adquirindo suas formas e algumas estrelas explodem dispersando carbono. Em aproximadamente 9 bilhões, uma massa de gases e poeira cósmica deu origem ao Sol. Com o material excedente ao redor, formou-se o os planetas.

Todo o processo do Big Bang estendeu por um período de 13,7 bilhões de anos.

As estrelas e os planetas representam 5% do Universo. Os 95% são de matéria escura, que separa uma galáxia de outra e influem em todo o espaço que não está preenchido.



Comparando o tempo de formação do Universo com o nosso calendário, ficaria mais ou menos: Big Bang (1º de Janeiro), Sistema Solar (24 de Agosto), Homo sapiens (23h e 56min de Dezembro).


Big Bang seria o princípio, e a Inflação Cósmica (pós Big Bang) o ovo cósmico.

VY Canis Majoris

Imagine o Sol. Grande, não? Maior estrela do nosso Sistema. Agora imagine uma estrela que é quase 3 bilhões de "Terras" aglomeradas. Algum contraste?
Imagine esta estrela perto da Terra, iluminada pelo Sol. Em um lado de Greenwich  essa estrela iria tomar conta do que chamamos de céu.
VY Canis Majoris é a maior estrela do universo, que fica na galáxia do Cão Maior, uma das galáxias mais próximas da nossa Via Láctea. Uma chance de enxergá-la a olho nu, é estando no Pólo Sul da Terra onde não há poluição na atmosfera, sem iluminação artificial, e antes acostumando seus olhos no escuro por uns 15 minutos para enxergar melhor o brilho dos astros. 

Até agora só falamos de informações e curiosidades, tudo bem. Agora vamos ao que é preocupante. Não hoje para nós, porque até lá não estaremos vivos, a não ser que a tecnologia nos surpreenda mais uma vez (séculos atrás as pessoas viviam até em média 55 anos pela baixa condição de vida em questão da Medicina e Química hoje é possível chegar até aos 100 anos de idade com a Medicina avançada, novas vacinas dentre outras opções, mas isso não vem ao caso) a estrela VY Canis Majoris já perdeu mais da metade de sua massa e cerca de 3200 anos ela irá explodir.

VY Canis Majoris explodindo; galáxia próxima da Terra; o tamanho hipergigantesco da estrela equivalente a uma órbita de Saturno. Calculou? Sim, nosso planeta está em risco. Se a estrela fosse um pouco menor, parte de sua explosão iria atingir apenas os planetas que estivessem orbitando mais próximos a Cão Maior. Mas como não é nossa situação, nosso Sistema está em risco.


O que supostamente pode acontecer depois dessa explosão é só a unificação das duas galáxias, e os fragmentos de VY Canis Majoris deixar esta galáxia muito mais brilhosa (VY Canis Majoris é a segunda estrela mais brilhosa do universo).

Interessante, duas galáxias dispersas unidas, mais algo gigantesco ao nosso universo.

O fim de WASP-18b

WASP-18b é um planeta que foge às regras da Astronomia. Um caso raro de os cientistas descobrirem, uma oportunidade a cada mil existentes. O planeta é pertencente ao grupo dos "Júpter Quentes", contidos neste os planetas que se formam longe de sua estrela na qual orbitam, e se aproximam da mesma ao longo de milhões de anos. WASP-18b é dez vezes maior que o (até então, o maior planeta do Sistema) Júpter, e o planeta está localizado a mais ou menos dois milhões de quilômetros de sua Estrela-Mãe (Sol) que significa uma curta distância, o que altera em sua atividade gravitacional. WASP-18b completa uma órbita inteira a cada dia, porém o planeta está sendo atraído à Estrela-Mãe ao invés de orbitar normalmente. O planeta está concluindo uma rota de uma forma espiral adentro, o que está previsto a quinhentos mil de anos a colisão entre WASP-18b com o Sol.


Quando um planeta que se difere dos outros em questões de órbita, tamanho, composição, princípio e localização é encontrado, logo estudos descobrem que seu fim está conjecturado... Brincadeira, não?

Anéis de Saturno


Saturno é o segundo maior planeta do Sistema Solar, e todos sabem que ele é caracterizado pelos seus anéis. Parece ser somente um, mas são sete que o cercam, que juntos formam uma espessura de mais ou menos um quilômetro e meio.
Ok, mas como surgiram esses tais anéis? Há duas teorias para explicar este fato. A primeira diz que um corpo celeste se fragmentou aos arredores do planeta há milhões de anos e de processo de milhões de anos também. Poderia ter sido alguma lua do planeta (Saturno tem 60 luas) que foi destruída quando de fato se chocou com um cometa, que se despedaçou perto de Saturno. Mas então pelo qual motivo estes fragmentos não foram parar no planeta, e sim aos arredores? Porque o Limite de Roche (distância do objeto até o planeta, estando na qual se manteria intacto) fez com que os fragmentos ficassem de tal forma aos arredores do planeta, caso contrário (sem este Limite), estes fragmentos se desintegrariam. E a segunda teoria diz que o tal cometa que supostamente teria passado aos arredores de Saturno, teria se desintegrado devido as Forças da Maré (é quando a gravidade atua sobre um corpo, aumentando sua aceleração e modificando de grande tamanho seu resultado final).

Estas duas teorias são possíveis, mas vamos analisar agora uma outra possibilidade.

Sem lua com cometa, sem cometa sozinho. Apenas a lua de Saturno. Pelo seguinte: considerando que exista apenas um anel de Saturno, e este tal anel a pouco tempo tem sugado algum tipo de matéria da lua do planeta de nome Encélado. É uma lua que tem muito gelo, e o anel suga um material expelido dessa fonte localizada. Isto tem acontecido, é verdade. Mas e se foi dessa forma que os outros seis anéis se formaram? Poderia sim ter acontecido antes também.

Ou será que os anéis de Saturno vão aumentar até sair toda esta matéria de uma das 60 luas do planeta?

Não se sabe, mas não há artigos que impeçam de isto poder ter acontecido. Se certa esta possibilidade, a lua Encélado irá se modificar perdendo todo seu gelo (que é sua principal característica) e iria aumentar o número de anéis de Saturno, ou fazer com que fique mais denso o anel que provoca este fato.

Mas sem estresse, esperemos mais alguns milhões de anos pelo resultado.

Vida em Marte

Se há, houve ou haverá vida no planeta Marte, ninguém sabe. Mas hoje há vários sinais, possibilidades e pistas de que talvez já houve vida no planeta.
Cientistas declaram que em Marte há sinais de que já tiveraágua no planeta. Até aí tudo bem, mas pensemos que água líquida não seria possível por após ter sido calculada a pressão atmosférica do planeta, (aprox. 6 milibars) considerando a robusteza da temperatura na litosfera. Mas há sinais de que já havera água a aproximadamente 2 (dois) bilhões de anos.
Se houve vida, foi a bilhões de anos, considerando algumas obras que supostamente teriam sido feitas a muito tempo no planeta, devido o mínimo campo magnético deixando o robusto vento do sol dispersar a maior parte da atmosfera de Marte a muito tempo. E as tais obras ou sinais, são como por exemplo as pirâmides de Cydonia, a Torre de Marte, formas geométricas em alto-relevo que supostamente teriam sido construções de moradia, objetos metálicos no norte marciano, algumas torres de pedras, dentre outros.


O que nos resta é só a imaginação de como seria o planeta antes, pois pesquisas provam de que Marte é um planeta mais antigo que a Terra.

Talvez já houvera vida inteligente por lá, mas não se sabe se foi da mesma espécie que a nossa.

Large Handron Collider

A maior máquina do mundo, LHC (Large Hadron Collider) acelerador de partículas já efetuou duas tentativas de fazer circular um feixe de milhões de prótons, e na terceira será a tentativa de identificar novas partículas. Após a primeira tentativa foi comprovada que o acelerador de partículas realmente funciona, mas que mais adiante virão os choques de prótons e os resultados das demais buscas de partículas. Cientistas acreditam que esta máquina pode provocar uma catástrofe, que por fim destruiria o nosso planeta. No Hawaii há processos contra a experiência, também pelo fato da possibilidade de geração de "matéria estranha", na qual todo o planeta seria transformado (strange quarks). Porém, segundo os cientistas, tais possibilidades são difíceis de se tornarem reais, pelo modo das experiências serem meticulosamente estudadas e examinadas.



Esta máquina projetada cientificamente, pode ou não, pôr um fim no nosso planeta.



Perda de tempo e de dinheiro? Ou será que estaremos satisfeitos daqui a alguns tempos?

Sobre o blog

Olá pessoal! O blog ficou inativo por algum tempo, porém agora estarei postando novamente. Colocarei aqui as postagens antigas que havia excluído (incluindo as notícias, embora hoje não façam tanta importância) pra quem queira reler, argumentar, relembrar. 


Só para esclarecer que este blog contém notícias, curiosidades, assuntos dentro da astronomia cobertos por opiniões minhas. Deixarei aberto os comentários anônimos por algum tempo desde que não dê transtorno, pela falta de comentários exigindo cadastro. Deixo claro que podem fazer perguntas.




Muitas pessoas questionaram o que quer dizer FrickRind. Isso talvez será assunto para um outro post, só para esclarecer e aumentar o conhecimento de vocês fora da área da ciência.


Boa leitura!