sexta-feira, 21 de maio de 2010

Anéis de Saturno


Saturno é o segundo maior planeta do Sistema Solar, e todos sabem que ele é caracterizado pelos seus anéis. Parece ser somente um, mas são sete que o cercam, que juntos formam uma espessura de mais ou menos um quilômetro e meio.
Ok, mas como surgiram esses tais anéis? Há duas teorias para explicar este fato. A primeira diz que um corpo celeste se fragmentou aos arredores do planeta há milhões de anos e de processo de milhões de anos também. Poderia ter sido alguma lua do planeta (Saturno tem 60 luas) que foi destruída quando de fato se chocou com um cometa, que se despedaçou perto de Saturno. Mas então pelo qual motivo estes fragmentos não foram parar no planeta, e sim aos arredores? Porque o Limite de Roche (distância do objeto até o planeta, estando na qual se manteria intacto) fez com que os fragmentos ficassem de tal forma aos arredores do planeta, caso contrário (sem este Limite), estes fragmentos se desintegrariam. E a segunda teoria diz que o tal cometa que supostamente teria passado aos arredores de Saturno, teria se desintegrado devido as Forças da Maré (é quando a gravidade atua sobre um corpo, aumentando sua aceleração e modificando de grande tamanho seu resultado final).

Estas duas teorias são possíveis, mas vamos analisar agora uma outra possibilidade.

Sem lua com cometa, sem cometa sozinho. Apenas a lua de Saturno. Pelo seguinte: considerando que exista apenas um anel de Saturno, e este tal anel a pouco tempo tem sugado algum tipo de matéria da lua do planeta de nome Encélado. É uma lua que tem muito gelo, e o anel suga um material expelido dessa fonte localizada. Isto tem acontecido, é verdade. Mas e se foi dessa forma que os outros seis anéis se formaram? Poderia sim ter acontecido antes também.

Ou será que os anéis de Saturno vão aumentar até sair toda esta matéria de uma das 60 luas do planeta?

Não se sabe, mas não há artigos que impeçam de isto poder ter acontecido. Se certa esta possibilidade, a lua Encélado irá se modificar perdendo todo seu gelo (que é sua principal característica) e iria aumentar o número de anéis de Saturno, ou fazer com que fique mais denso o anel que provoca este fato.

Mas sem estresse, esperemos mais alguns milhões de anos pelo resultado.

Nenhum comentário: