sexta-feira, 21 de maio de 2010

Entendendo Big Bang e Inflação Cósmica


Ainda foge à total certeza da Ciência como começou a existir o Universo. Vamos analisar teoria de maior possibilidade: o Big Bang. Essa teoria sustenta que o Universo surgiu de algo denso, quente e limitado: o ovo cósmico (comprimido em tamanho menor do que o núcleo de um átomo). Logo então, nos primeiros momentos de existência do nosso Universo, o primeiro acontecimento é a superforça. Após, essa superforça se separa em: gravidade, nuclear forte, nuclear fraca e força eletromagnética. O cosmo se expande violentamente. Logo depois o Universo tem sua primeira temperatura, que é um resfriamento geral. Neste momento, o Universo está totalmente escuro em meio a um emaranhado de partículas. Após, o Universo tem seu primeiro segundo de existência: os neutrinos compõem uma maior porção da parte escura. No quinto segundo de existência, os elétrons formam os átomos. No terceiro minuto, surgem os átomos mais leves que são hidrogênio e hélio. Cerca de 380 mil anos os fótons viajam pelo espaço. Em 500 milhões de anos, as galáxias vão adquirindo suas formas e algumas estrelas explodem dispersando carbono. Em aproximadamente 9 bilhões, uma massa de gases e poeira cósmica deu origem ao Sol. Com o material excedente ao redor, formou-se o os planetas.

Todo o processo do Big Bang estendeu por um período de 13,7 bilhões de anos.

As estrelas e os planetas representam 5% do Universo. Os 95% são de matéria escura, que separa uma galáxia de outra e influem em todo o espaço que não está preenchido.



Comparando o tempo de formação do Universo com o nosso calendário, ficaria mais ou menos: Big Bang (1º de Janeiro), Sistema Solar (24 de Agosto), Homo sapiens (23h e 56min de Dezembro).


Big Bang seria o princípio, e a Inflação Cósmica (pós Big Bang) o ovo cósmico.

Nenhum comentário: