sexta-feira, 21 de maio de 2010

Aquecimento Global

Hoje em dia o aquecimento global têm se tornado um assunto polêmico. Há duvidosas razões para ficar entre essa teoria e o céticos do clima. Argumentando que o aquecimento global foi criado para termos financeiros, alguns cientistas acham que é um processo normal da Terra, que atualmente passa por um resfriamento, e que depois a Terra irá aquecer novamente. Juntando uma coisa com a outra: se a Terra já passou por esses processos, por qual o motivo ela não está hoje devastada? Por qual motivo nos últimos tempos tivemos abalos sísmicos que nunca tivemos antes, problemas ambientais jamais vistos? Por que existe uma certa lógica que as provocações esquentam a Terra e é por isso que temos tantos problemas ambientais a resolver?


O "efeito estufa" nada mais é quando a radiação solar refletida pela litosfera é captada por certos gases na atmosfera. Com esse processo, a temperatura do planeta aumenta, sem falar que aumenta mais ainda se a quantidade de certos gases forem maiores, dificultando na emissão dos gases no espaço. Os gases estufas presentes na atmosfera são dióxido de carbono, óxido nitroso, metano e clorofluorcarboneto. É óbvio que esses gases em quantidade moderada ajudam numa temperatura ideal para a Terra. Mas acontece que estão em quantidade maiores. Os gases estufas aumentam pela ação antropogênica. Atualmente a camada da atmosfera está mais espessa pela grande quantidade desses gases, isso resulta na alta temperatura que a Terra vem recebendo nos últimos tempos. Isso é denominado Aquecimento Global. O que tem agravado a situação são a grande queima de combustíveis fósseis, redução da vegetação/desmatamento, erupções vulcânicas e etc. Tudo isso causa os confrontos que temos hoje, como por exemplo 40 graus centígrados de calor na Europa, grande número de ciclones, furacões, derretimento das geleiras aumentando o nível dos oceanos inundando cidades litorâneas, terremotos com elevados graus na escala Richter atingindo até países protegidos por placas tectônicas, curta duração de invernos, verões intensos, altas temperaturas eliminando várias espécies de animais e vegetais, enchentes, secas, tudo ao extremo a cada ano que passa. 


A tendência é piorar se a tecnologia não for usada a favor do meio ambiente, e a conscientização seja impossível. As espécies de animais e vegetais, algumas cidades litorâneas, países abertos a terremotos, as geleiras, não voltarão depois de destruídas. Dificilmente isso seria um processo natural e repetitivo. 


A ação antrópica tem um poder enorme. A natureza resolveu nos responder. É algo que está agravando, e é por isso que está repercutindo, pois o planeta percebe a diferença. 

Nenhum comentário: