sexta-feira, 21 de maio de 2010

O universo é finito?


Cientistas ainda tentam descobrir qual das mais famosas teorias da forma do Universo tem possibilidade de ser real. Começando pela teoria mais aceita atualmente: Universo aberto. Essa teoria abrange que após o Big Bang o Universo inicia sua expansão, depois prossegue sua expansão de modo contínuo até que em determinado ponto ela para de se expandir. 

Universo plano: a expansão começa, continua constante de velocidade lenta a ponto da gravidade não ser suficiente para provocar uma frenagem total. O Universo se expande infinitamente. 

Universo Fechado: começa a expansão até que a gravidade possa freá-la, a contraindo até chegar ao Big Crunch, o colapso total em um ponto minúsculo, denso e infinitamente quente (semelhante a ovo cósmico). 

Universos Reciclados: seria vários universos conectados por buracos negros (foto) supermassivos, possíveis aos efeitos antigravitacionais. Universo > Buraco Negro > Ponto de Inflexão > novo Universo. Essa teoria é a menos aceita. 

Universo Bebê: Haveria mais de um Universo, e ao fim de um, comecaria outro. O fim de cada Universo seria o Big Crunch. O processo seria repetido infinitamente, caso houvesse um número infinito de Universos.

Nenhum comentário: