sexta-feira, 21 de maio de 2010

Enfim, estudando o Sol

A NASA só agora decidiu enviar uma sonda para o espaço para estudar o sol com objetivo de compreender o impacto da estrela sobre a Terra, pois uma Estrela-Mãe muito ativa pode aquecer demais as camadas mais altas da atmosfera prejudicando as órbitas dos satélites artificiais como também encurtá-las, impedir missões espaciais e diferenciar muito a forma da Terra consumir energia. Todos esses problemas foram notados a não muito tempo, sabendo que durante ciclos recentes de manchas solares, a irradiação solar tem variado cerca de 0,1%.

Declara uma das cientistas da NASA que essa missão que dura 5 anos vai revolucionar a nossa visão do sol, antecipar o futuro e fazer a população entender como a atividade solar afeta o planeta.

Uma pergunta que várias pessoas fizeram: será que a sonda vai resistir ao calor intenso do Sol? Respondendo: com toda a certeza, a sonda Ulysses estava até congelando quando estava na mesma missão com outro objetivo, pois as sondas não orbitam perto, é mais ou menos como se fosse Júpter orbitando no sol.

Nenhum comentário: