sexta-feira, 21 de maio de 2010

VY Canis Majoris

Imagine o Sol. Grande, não? Maior estrela do nosso Sistema. Agora imagine uma estrela que é quase 3 bilhões de "Terras" aglomeradas. Algum contraste?
Imagine esta estrela perto da Terra, iluminada pelo Sol. Em um lado de Greenwich  essa estrela iria tomar conta do que chamamos de céu.
VY Canis Majoris é a maior estrela do universo, que fica na galáxia do Cão Maior, uma das galáxias mais próximas da nossa Via Láctea. Uma chance de enxergá-la a olho nu, é estando no Pólo Sul da Terra onde não há poluição na atmosfera, sem iluminação artificial, e antes acostumando seus olhos no escuro por uns 15 minutos para enxergar melhor o brilho dos astros. 

Até agora só falamos de informações e curiosidades, tudo bem. Agora vamos ao que é preocupante. Não hoje para nós, porque até lá não estaremos vivos, a não ser que a tecnologia nos surpreenda mais uma vez (séculos atrás as pessoas viviam até em média 55 anos pela baixa condição de vida em questão da Medicina e Química hoje é possível chegar até aos 100 anos de idade com a Medicina avançada, novas vacinas dentre outras opções, mas isso não vem ao caso) a estrela VY Canis Majoris já perdeu mais da metade de sua massa e cerca de 3200 anos ela irá explodir.

VY Canis Majoris explodindo; galáxia próxima da Terra; o tamanho hipergigantesco da estrela equivalente a uma órbita de Saturno. Calculou? Sim, nosso planeta está em risco. Se a estrela fosse um pouco menor, parte de sua explosão iria atingir apenas os planetas que estivessem orbitando mais próximos a Cão Maior. Mas como não é nossa situação, nosso Sistema está em risco.


O que supostamente pode acontecer depois dessa explosão é só a unificação das duas galáxias, e os fragmentos de VY Canis Majoris deixar esta galáxia muito mais brilhosa (VY Canis Majoris é a segunda estrela mais brilhosa do universo).

Interessante, duas galáxias dispersas unidas, mais algo gigantesco ao nosso universo.

Um comentário:

filomena disse...

canis majoris é a minha estrela predileta! mas poucas pessoas a conhecem até a minha professora de ciencias não sabia que ela existia.
estava pesquisando sobre ela e descobri q ela ja perdeu quase a metade de sua massa e q ela irá se acabar em uma explosaõ supernova e quando ela explodir poderá acabar com a via lactea de tão grande q ela é! ela é muito interessante por isso estou pesquisando sobre ela! ela é muito interessante! este site é muito interessante também!