sexta-feira, 21 de maio de 2010

Importância das supernovas

Todo mundo sabe que supernovas são os fragmentos de uma explosão estrelar, formando milhares de elementos brilhosos. Porém a importância dessas explosões poucas pessoas sabem, e é justamente a parte mais curiosa das supernovas. As supernovas emitem uma luz sem tamanho, e ao redor dessa luz que a explosão causa, surge uma outra luz mais forte que a normal. Normalmente essa segunda luz que fica ao redor da supernova, ela se distancia e se expande pelo espaço. Isso significa que, a supernova já tem uma alta iluminação, e a luz que fica ao redor dela tem um brilho maior ainda, e além disso se expande pelo Universo, então quer dizer que esses fragmentos espalhados iluminam os astros que estiverem por perto, sejam eles até os menos iluminados, longe de sua Estrela Mãe. 

Concluindo então, que as supernovas são essenciais para a observação de outros astros que ficariam quase impossíveis de se ver com sua normal iluminação. 

(Para quem quiser conferir algumas imagens de supernovas, pesquise fotos de Nebulosa Trifid, Tempestade Perfeita, Nebulosa América do Norte, Nebulosa do Cone, Nebulosa Ampulheta, Nebulosa Ômega...)

Na foto do post, SN2006gy (pertinho da Terra).

Nenhum comentário: